Novembro Azul alerta para a saúde masculina

 

O mês de novembro é referência na missão de orientar a população sobre a importância dos cuidados relacionados com a saúde do homem, principalmente o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Chamada de “Novembro azul” e realizada em vários países, a campanha visa alertar os homens com idade acima dos 50 anos sobre a doença e os seus riscos. Com o tema “Seja herói da sua saúde”, tem como objetivo promover uma mudança de paradigmas em relação à ida dos homens ao médico para a realização de exames preventivos.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Por isso, as campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, e os exames preventivos são cada vez mais necessários.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que o Brasil registre cerca de 68 mil novos casos da doença somente este ano, o que equivale a 7 diagnósticos por hora. Todos esses números servem de alerta e reforçam a importância da população conhecer e discutir o assunto.

Embora o Novembro Azul dê destaque ao câncer de próstata, para Fábio Atz Guino, médico urologista e proprietário do ATZ Day Hospital, é importante conscientizar e chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos. “O homem não é só a próstata”, afirma. “Falar sobre sua saúde envolve tudo, por isso a prevenção pode começar desde cedo”.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Segundo Fábio, os principais sintomas na fase avançada são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. “O homem não pode procurar o médico apenas quando os sintomas estão evidentes”, alerta. “O diagnóstico precoce permite um tratamento com menor custo, maior taxa de cura e menor índice de complicações. Por isso, é essencial cuidar da saúde e fazer exames preventivos”.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores devem ir ao urologista para conversar sobre o exame clínico (toque retal), que permite ao médico avaliar alterações da glândula, e também sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.    “Muitos pacientes se recusam a fazer o exame de toque por conta do preconceito”, enfatiza o médico. “O maior desafio é conscientizar as pessoas de que é um exame que leva cinco segundos e é capaz de evitar problemas no futuro”. Para o urologista, a campanha, realizada durante o mês de novembro, vai incentivar a prevenção, desconstruir os preconceitos e levar informação em prol da saúde masculina.

 

Sobre o Novembro Azul

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado November, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro).

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

No Brasil, os símbolos da campanha são o bigode e a cor azul.

 

 

[vc_row full_width=”stretch_row_content” match_column_height=”yes” css=”.vc_custom_1489771094040{padding-right: 5% !important;padding-left: 5% !important;background-position: center !important;background-repeat: no-repeat !important;background-size: cover !important;}”][vc_column width=”1/4″ el_class=”menu-categorias”][vc_column_text]

LOJAS E ALIMENTAÇÃO

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text][wpdreams_ajaxsearchlite][/vc_column_text][vc_empty_space height=”35px”][vc_widget_sidebar sidebar_id=”menucategorias”][/vc_column][vc_column width=”3/4″][vc_single_image image=”1506″ alignment=”center”][vc_empty_space height=”30px”][vc_widget_sidebar sidebar_id=”letras” el_class=”menu-letter”][vc_row_inner][vc_column_inner el_class=”letter-height-full” width=”1/4″][vc_column_text el_class=”theme-letter”]

A

[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”3/4″][jps_bete_sc style=”bt-post-grid-1″ combo_grid_list=”yes” priority_grid_list=”2″ post_type=”portfolio” filter_options=”portfolio_category” condition=”title” sortby=”ASC” infinite_ajax=”yes” show_taxonomy=”no” show_author=”no” show_datetime=”no” post_read_popup=”no” show_filter=”no” extra_class=”grid-portifolio” text_language_read_more=”VEJA +” taxonomies=”134″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”1527″ alignment=”center”][/vc_column][/vc_row]

Presente em todos os momentos